Por Diálogo 2000

Aba okupaNo dia 28 de julho de 1915 desembarcaram as tropas dos Estados Unidos no Haiti iniciando uma ocupação que continuaria até agosto de 1934 e, segundo denunciam vários movimentos sociais e organizações popuplares com quem mantemos contato naquele país, pela via indireta até os dias atuais. Cem anos de ocupação , que seguem hoje nas mãos dos mesmos poderes imperialistas que dirigem a Minustah, as tropas latino-americanos que a integram e uma longa lista de empresas, dívida, rendimentos e chantages que continuam se fazendo contra o povo haitiano, contra sua soberania e autodeterminação.

O povo do Haiti mantém sua luta histórica por sua liberdade, dignidade, seu presente e futuro. Vamos aos exemplos:

– Um balanço da ocupação da Minustah (link balance de la ocupación de la MINUSTAH ) feito pelo economista e dirigente haitiano Camille Chalmers, ou esta conversa sobre a conjuntura atual (link coyuntura actual, feita em Buenos Aires em junho deste anos; noticias de la conmemoración de los 100 años de ocupación  – Notícias sobre os 100 anos de ocupação no Haiti;

· Informação sobre o recente Colóquio Internacional pelo Fim da Ocupação dos Estados Unidos – Minustah (link Coloquio Internacional por el Fin de la Ocupación de Haití, em Porto Príncipe nos dias 17 e 18 de julho deste ano;

·  Um spot (link spot sobre los 100 años de ocupación EE.UU. – MINUSTAH,) apresentado durante o Colóquio;

E entrevistas com o deputado uruguaio Eduardo Rubio, dando depoimentos do que aconteceu durante o Colóquio pela Red Nacional de Medios Alternativos, Argentina,  e pela rádio CX36 Montevideo.

Outras notícias frescas da Campaña por el Retiro de las Tropas y el Fin de la Ocupación de Haití:

Em Buenos Aires, compartilhamos esta manhã uma entrevista em quatro vozes no programa “Enredando as Manhãs” com Camille Chalmers, de Porto Rico; Henry Boisrolín, de Córdoba, e Eduardo Grüner y Beverly Keene, da Argentina. Em breve se poderá ter acesso ao áudio. acceder al Audio .

Desde Montevidéu, la Coordenação pela Retirada das Tropas do Haiti também lançou um comunicado;

Comunicado Jubileu Sul/Américas publicou um lindo dossiê solidário 11 Años de Ocupación Basta…Fuera MINUSTAH de Haití , com notícias de memória e acompanhamento de vários países da região.

– Pablo Micheli e Fernando Cardozo, que representavam a CTA-Autônoma e o Comitê Argentino de Solidariedade no recente Colóquio também compartilharam material. primera devolución por ACTA

Nós, do Diálogo 2000, convidamos a continuar ampliando a ação na Argentina e ao redor do continente pelo fim da ocupação no Haiti e o fortalecimento da luta dos movimentos e organizações populares haitianos. Bervely Keene fez uma nota recente sobre isso: “Somos tod@s Haiti! (link ¡Somos tod@s Haití!.  Também convidamos, como sempre, a se manterem em contato através do blog: haitinominustah.info ou ainda o facebook: haiti.no.minustah . Em breve, desde o Comitê Argentino de Solidariedade com o Haiti pela Retirada das Tropas e o Fim da Ocupação, estaremos realizando novas atividades e iniciativas.

 

Deixe um comentário