Por Redação I Jubileu Sul Brasil
O Jubileu Sul Brasil (JSB) participa da 27ª Conferência do Clima, a COP 27, representada por Joilson Costa, da Frente por uma Nova Política Energética para o Brasil, organização membro da Rede. Neste 9 de novembro, ele participou do debate sobre “Racismo Energético e Ambiental – Soluções a partir da Transição Energética Justa, Popular e Inclusiva”.
O debate tem como objetivo trazer representantes de áreas impactadas, discutindo soluções de transição e inclusão energética não só no meio urbano, mas também em comunidades remotas.
Para a Rede JSB, discutir uma transição energética justa, popular, inclusiva e antirracista é essencial para enfrentar as mudanças climáticas, além do questionamento das falsas soluções verdes que só aumentam as desigualdades sociais e os lucros do mercado da “economia verde”.
Na Conferência, Costa também representou o Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental, outra organização membro da Rede JSB que fomenta o debate sobre o enfrentamento das mudanças do clima.
O entendimento do Fórum também é pela necessidade urgente de uma transição energética justa e inclusiva, ao contrário da expansão de projetos de exploração de gás, transporte e geração de energia que expõem as minorias à degradação ambiental e ao aumento da exclusão energética.