O projeto Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política participa com atividades do III Congresso Brasileiro de Políticas, Planejamento e Gestão da Saúde (Abrasco), que acontecerá em Natal (RN) de 1 a 4 de maio, com o tema “Estado e Democracia: o SUS como Direito Social”. Na ocasião, o projeto realizará um curso e lançamento do livro “O que é previdência”, de autoria de Luciano Fazio.
O curso acontece dentro da programação do pré-Congresso, no dia 1 de maio, a partir das 14h, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e contará com a participação dos economistas Luciano Fazio (Brasília) e Roberval Lima (Natal), com mediação da sanitarista Bianca Borges.
O projeto existe em Natal há quase dois anos, trabalhando na formação política e cidadã sobre os direitos sociais junto a lideranças, agentes da Pastoral da Saúde e militantes que atuam em favor da saúde pública com qualidade e gratuita. Todas as formações abrangem temas diversos mas que perpassam pelo Sistema Único de Saúde e sua importância para a população brasileira.
De acordo com Luiz Bassegio, coordenador geral do projeto, o tema colocado por esse III Congresso da Abrasco tem uma ligação direta com a proposta do projeto Direitos Sociais e Saúde. “Abraçamos a causa do SUS assim como abraçamos todos os direitos sociais que estão sendo colocado em risco na atual conjuntura. Assim vimos no tema deste Congresso uma urgência em participar deste debate, se somando com nossas atividades”, falou Bassegio.
Sobre o curso
O icurso acontecerá na UFRN, a partir das 14h, e a entrada é gratuita. Luiz Bassegio fará a apresentação do projeto e, em seguida, o economista Luciano Fazio tratará do tem “Como a seguridade social surgiu? Qual o papel do Estado na garantia de direitos?”. Na sequência, o economista Roberval Lima discorre sobre o tema “Quais as ameaças que a saúde pública enfrenta hoje?”. Depois de um intervalo, a sanitarista Bianca Borges, da Fiocruz, fará os comentários e síntese do que foi apresentado. Logo em seguida, é aberta a plenária para que os participantes também se manifestem.
Lançamento do livro “O que é previdência”
Às 17h30 está marcado o lançamento do livro “O que é previdência”, de Luciano Fazio, com coquetel e apresentação livro. O lançamento oficial do livro acontecerá no dia 2, no stand da Abrasco.
Tenda Direitos Sociais
No Congresso da Abrasco, que acontecerá no Centro de Convenções de Natal, o projeto estará presente com um stand. Neste local estão agendados o lançamento do vídeo do projeto Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política, onde várias pessoas, alunos e alunas, de São Paulo e Natal falam sobre o que aprenderam com o mesmo.
Também haverá o lançamento do folder “A reforma previdenciária que queremos”, divulgada em âmbito nacional, feito a partir da colaboração de redes e movimentos que atuam em defesa da saúde pública. Ainda no stand estará o Placar BenefiSUS, que contará – em tempo real – quantos procedimentos são feitos pelo Sistema Único de Saúde. Este mesmo placar foi instalado durante a 15 Conferência Nacional de Saúde, ocorrida em Brasília, em 2015.

O Projeto

O projeto é cofinanciado pela União Europeia e tem apoio da CAFOD (Agência Católica para a Cooperação Internacional de Inglaterra e país de Gales). O projeto é implementado no Brasil por entidades parceiras do Programa Justiça Econômica: Grito dos Excluídos Continental, as Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos de Brasil (CNBB), a Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP) e a Pastoral da Saúde Nacional. Conta com a parceira da rede Jubileu Sul Brasil.

Para mais informações: coord.direitosesaude@gmail.com

whatsapp: (85) 99619.2566 (Rogéria Araújo)

Facebook: Programa Justiça Econômica

O conteúdo deste documento é de responsabilidade exclusiva do Programa Justiça Econômica, não podendo, em caso algum, considerar-se que reflete a posição da União Europeia”

 

Deixe um comentário