Por Rogéria Araújo/JSB
Motivados pelo lema “Este sistema é insuportável: exclui, degrada, mata!”, representante de vários estados brasileiros participaram do 18º Encontro Nacional de Articuladores/as do Grito dos/as Excluídos/as do Brasil, que aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de maio, em São Paulo. A Rede Rua produziu um vídeo que pode ser conferido abaixo.
O encontro contou com as assessorias de Gilberto Cervisnki, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Frei Olavio Dotto, das Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e padre Alfredo Gonçalves. Ao longo dos três dias foram debatidos e refletidos os eixos que farão parte do Grito em sua vigésima segunda edição.
O Grito
O Grito dos/as Excluídos/as se propõem como um processo político e de atuação firme em favor de todos os povos oprimidos e excluídos historicamente no Brasil. Há 22 anos, esta articulação tem levado milhares de pessoas às ruas para denunciar uma série de violações. As manifestações acontecem na Semana da Pátria, com ponto máximo no dia 7 de Setembro – Dia da Independência do Brasil. O Grito coloca, assim, uma reflexão sobre que tipo de independência temos hoje no Brasil e qual a real independência que queremos.
Paz e muito axé a todos, você poderiam me repassar a música tema desse ano ou o cancioneiro do grito desse ano?
Fiquem com Deus e um abraço fraterno
Oi, Hirgo
Assim que estiver disponível em mp3 nós passamos. obrigada.