Neste sábado (18), durante a inauguração do Estádio Nacional Mané Garrincha em Brasília, o Comitê Popular da Copa no Distrito Federal fará uma manifestação pública contra a violação dos Direitos Humanos ocorridas na preparação para a Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo de 2014. O “Cartão Vermelho pra Copa” irá se concentrar para uma marcha a partir das 9h, na Feira da Torre, e seguirá até o Mané Garrincha, onde haverá cerimônia reservada para autoridades e convidados do GDF, às 10h.

O Comitê Popular lembra que no dia 18 de maio celebra-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil e a organização do ato quer reforçar esta questão na agenda do Governo Federal. “Estamos às vésperas dos eventos, as máfias da exploração sexual que já operam no DF estão se preparando para os jogos e não temos ainda nenhum plano concreto para enfrentamento das violações de crianças e adolescentes por parte dos Governos Federal e Distrital. Se o GDF não consegue enfrentar estas pequenas violações no dia a dia, imagina na Copa!”, afirma a agrônoma Mara Marchetti, integrante do Comitê Popular. No último dia 15, foi lançado um abaixo assinado com as mesmas exigências.

A manifestação, porém, vai além da denúncia da exploração sexual. De acordo com o Comitê, em um manifesto que será lançado no ato, a destruição e reconstrução do Estádio não atendia aos interesses da população do DF e os mais de R$1,5 bilhão desperdiçados na obra fazem falta nos hospitais e maternidades, na política habitação popular, educação pública e no transporte coletivo. Neste sentido, o Comitê exige políticas concretas para garantir direitos da população do DF, perdidos em nome dos jogos.

A manifestação é organizada pelo Comitê Popular da Copa, que convoca a população para comparecer à feira da torre às 9h para confecção de faixas e cartazes e para a marcha rumo ao Estádio a partir das 10hs.

As informações são da assessoria do comitê.

Fonte: http://camaraempauta.com.br/portal/artigo/ver/id/4713/nome/Comite_Popular_da_CopaDF_da_Cartao_Vermelho_pra_Copa__na_inauguracao_do_Mane_Garrincha

Deixe um comentário