Boletim Protagonismo da Sociedade Civil nas Políticas Macroeconômicas

25 de julho: o fortalecimento da luta das mulheres negras e indígenas em toda América Latina e Caribe

Tereza de Benguela

Dentre os temas relacionados à data estão o enfrentamento ao racismo e ao sexismo; o combate a estereótipos e preconceitos que pesam sobre as mulheres negras, indígenas e de comunidades tradicionais; e a reivindicação de políticas voltadas a essas mulheres, já que elas são as que mais sofrem com a situação de empobrecimento e marginalização.

Marcando este 25 de julho, o boletim traz entrevistas e reportagens com mulheres da região, e no Brasil traz histórias de lideranças e referências como Tereza de Benguela. Leia mais.

A resistência das mulheres em tempos de pandemia – A experiência da Marcha Mundial das Mulheres da Macronorte

O que vem ocorrendo nestes meses de pandemia está intimamente relacionado à dinâmica da dominação exploratória baseada no sexo, discriminação, classe e raça sobre os territórios. Todas as ações carregam essas reivindicações e demandas por direito na visão da Marcha Mundial das Mulheres da Macronorte Peru, que nesta reportagem trata das lutas históricas da população afro-peruana e indígena. 

Entre as afirmações da organização estão a autonomia das mulheres, povos, terras e territórios, a sustentabilidade da vida e a construção de organizações circulares. Constroem a solidariedade e economia feminista, com soberania alimentar e agroecológica. Leia mais.

Diversidade e igualdade de gênero para outro modelo de desenvolvimento

Um desenvolvimento com autogestão e empoderamento das mulheres: este é o modelo de desenvolvimento defendido pela Comuna Caribe, organização porto-riquenha que integra a Rede Jubileu Sul.

As mulheres, ao reconhecerem o próprio valor, se inserem em ações socioeconômicas e políticas que surgem de seus interesses e necessidades e, assim, vão respeitar, exigir e defender seus espaços em todos os níveis da sociedade, afirma a militante feminista Hilda Guerrero, que lidera a Comuna Caribe. 

Gênero, enfrentamento ao racismo, à xenofobia e outras formas de opressão, ações desafios frente à pandemia e a participação das mulheres na construção de políticas públicas estão os temas abordados por Hilda em entrevista ao Jubileu Sul. Leia mais.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

A seguir

A resistência das mulheres em tempos de pandemia – A experiência da Marcha Mundial das Mulheres da Macronorte

A resistência das mulheres em tempos de pandemia – A experiência da Marcha Mundial das Mulheres da Macronorte