Neste dia 05 de novembro completam-se 10 anos que diversos movimentos populares do continente estiveram em Mar del Plata, na Argentina, onde foi enterrado o projeto neoliberal da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), que prometia aprofundar o abismo entre ricos e pobres no continente.
A programação de amanhã começa às 15h, com concentração na Praça do Patriarca, Sé. Em seguida, acontece uma aula pública intitulada “Lutas anti-imperialista de hoje”. Ao longo da tarde outras atividades estão agendadas como batucadas, cortejos, apresentações musicais, exposição de fotos e apresentação de teatro.
Esta vitória popular só foi possível com a construção de uma sólida Campanha Continental contra a ALCA, na qual milhares de militantes se mobilizaram e demonstraram sua força .No Brasil realizou-se em 2002 o Plebiscito Popular Contra a ALCA, que resultou em quase 10 milhões de votos que disseram “NÃO à ALCA!” e “NÃO à Base de Alcântara no Maranhão”. Todo esse processo foi essencial para impulsionar as alternativas populares que estão no horizonte da Integração da América Latina e do Caribe, e que reafirma que, organizando-se, o povo é capaz de superar os maiores desafios.
Frente ao difícil momento que vivemos em todo o continente, de crise econômica e crises políticas, é necessário e urgente que se retomem as mobilizações de rua, com a mesma unidade na diversidade demonstrada nos anos anteriores.
A Jornada Continental prevê a organização de lutas em mais de 20 países do Continente, que pretendem elencar os atuais desafios da luta anti-imperialista no Continente.
Convidamos todos e todas a se somarem a esta luta, que envolve celebração e reflexão sobre o construção do destino dos nossos povos por suas próprias mãos.
Convocam:
Secretaria Operativa ALBA Movimientos – Brasil
Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)
Central Única dos Trabalhadores (CUT)
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)
Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)
União Nacional dos Estudantes (UNE)
Central de Movimentos Populares (CMP)
Consulta Popular
Centro Brasileiro de Solidariedade e Luta pela Paz (CEBRAPAZ)
Juventude do PT (JPT- São Paulo)
Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN)
Marcha Mundial das Mulheres (MMM)
Levante Popular da Juventude
Rede Jubileu Sul Brasil

Deixe um comentário