Movimento sociais estão coletando adesões para a nota “Contra a oferta da Base de Alcântara aos EUA”. Devemos nos somar contra essa política entreguista que viola a soberania do nosso povo. Para adesões de entidades, movimentos, organizações, etc, enviar e-mail para: jubileusulbrasil@gmail.com ou via Whastapp 011 991163721 até o dia 30/01/2017.
NOTA CONTRA A OFERTA DA BASE DE ALCÂNTARA AOS EUA
Entre os absurdos políticos que o Brasil está enfrentando hoje, destaca-se a continuidade da submissão às imposições neoliberais do Consenso de Washington, aplicadas pelo Banco Mundial e FMI desde os anos 90 do século passado aos “países em desenvolvimento” da periferia do capitalismo, por parte do governo brasileiro ilegítimo e corrupto, que usurpou a Presidência da República através de um golpe implementado pelo Congresso Nacional, legitimado pelo Judiciário e pela grande mídia.
A notícia de que o Sr. José Serra, Ministro das Relações Exteriores, retomou contatos para “oferecer” o Centro de Lançamento de Alcântara, no Estado do Maranhão, é mais uma comprovação do DNA entreguista desse governo. Este acordo já se mostrou não apenas desvantajoso ao Brasil do ponto de vista econômico e tecnológico, mas completamente ofensivo à soberania nacional ao permitir controle total ou parcial dos EUA sobre parte do território nacional, o que por si só o torna inaceitável.
Frente a tantos absurdos, os movimentos sociais, entidades da sociedade civil, organizações sindicais, igrejas e membros de partidos políticos que promoveram o PLEBISCITO POPULAR CONTRA A ALCA como celebração da Semana da Pátria de 2002, vêm a público, em nome dos 10 milhões de brasileiros/as que votaram contra a ALCA e contra a entrega do Centro de Lançamento de Alcântara aos Estados Unidos da América, para declarar que a decisão do governo ilegítimo de retomar “negociações” para a entrega do Centro será combatida novamente como uma prática de submissão neocolonial e uma traição ao povo brasileiro – como o está sendo também a política de entrega do petróleo brasileiro às corporações multinacionais.
Conclamamos a todas as pessoas e entidades que coroaram de êxito o Plebiscito Contra a Alca – e contra a entrega do Centro/Base de Lançamento de Alcântara – a se manifestarem publicamente contra a prática do ministro do governo golpista, José Serra, de impor relações internacionais a partir de sua vontade individual, sem debate e consulta ao povo. Lutaremos e resistiremos contra essa prática com todas as forças.
Ao contrário das políticas autoritárias e entreguistas do governo usurpador, que enfraquecem a democracia e aprofundam as desigualdades, seguiremos lutando em favor da verdadeira democracia, que reforce e não debilite, a soberania da Nação brasileira e qualifique sempre mais suas relações sociopolíticas, socioeconômicas, socioambientais e socioculturais da sociedade brasileira, inclusive suas relações internacionais.
SOBERANIA NÃO SE NEGOCIA!
Janeiro de 2017.
Subscrevem:
Cáritas Brasileira
Centro de Estudos Bíblicos – CEBI
Central de Movimentos Populares
Coletivo de Mídia Memória Latina
Consulta Popular
Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social
Grito dos Excluídos Continental
Instituto de Estudos Socioeconômicos – INESC
Instituto de Politicas Alternativas para Cone Sul – Pacs
Jubileu Sul Brasil
Marcha Mundial das Mulheres
Sempreviva Organização Feminista
Serviço Pastoral dos Migrantes – SPM
Grito dos Excluídos/as Brasil
Comitê Pró-Haiti
Tribunal Populares
Organização Indígena Revolucionária
Comitê de Energia Renovável
Pastoral da Mulher Marginalizada
Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos
Defender a soberania nacional, sempre!!!
Pela autonomia e.a independência nacional
Fora os entegiustas !
Manter a soberania em Alcântara sem entregar aos EUA. Precisamos desenvolver nossa tecnologia. Fora Serra e Temer.
Importante retomarmos a luta contra este sistema opressor contra os povos quilombolas de Alcântara e toda a a nossa sociedade!!!
A Luta Segue!!!
soberania não se entrega nem se negocia
Bando de entreguistas. Volta Dilma, volta democracia, zLula 2018
Áreas estratégicas, especialmente de segurança nacional, não podem ser cedidas sem aprovação popular através de plebiscito. Embora estes golpistas traidores da pátria não respeitem o poder de 54 milhões de votos não podemos admitir que entreguem nosso país aos americanos e seu trumpete barulhento.
Apoiado!A Base de Alcântara é nossa!
Parabéns pela iniciativa muito importante. Não podemos permitir a entrega da Base de Alcantara, sob pena de enfraquecermos a soberania do Brasil.
Justiça Global
Entregar jamais
Jamais devemos entregar nossa soberania a um país estrangeiro. Entregar jamais, é questão de segurança nacional e autonomia.
Até quando esse governo ilegítimo entregará o País sem que haja qualquer oposição dos defensores dá Nação?
Até quando esse governo ilegítimo entregará o País sem que haja qualquer oposição dos defensores dá Nação? Ainda haverá patriotas no Brasil?
Totalmente contra a inaceitável entrega da Base de Alcantara aos EUA!
O Brasil tem dono e são os brasileiros. Fora USA de nossas vidas, Basta de golpes
Pela Soberania Nacional, contra o entreguismo e o neocolonialismo do atual desGoverno.
Contra o entreguismo e o neocolonialismo do atual desGoverno.
Pela soberania brasileira e contra o imperialismo estadunidense.
Sou contra a entrega dá Base de Alcântara.
O Brasil para os brasileiros. Fora os americanos. Alcântara é nossa. Foram eles que a explodiram em pleno governo Lula para agora ficar com ela. Xou carniça.
Fora entreguistas !
A sociedade brasileira não pode permitir que essa ganguer que assaltou o poder central entregue o patrimônio público ao capital internacional. Chega de entrega!!!
O Brasil é. Nosso!!! Povo brasileiro!!!
Soberania não está à venda. Fora golpistas, traidores do povo brasileiro.