O objeto deste termo de referência é contratação de Assistência técnica a grupos produtivos nos municípios do Rio de Janeiro/RJ, Manaus/AM, Fortaleza/CE, Porto Alegre/RS, Belo Horizonte/MG e Salvador/BA, a serem executados no âmbito dos diversos projetos executados pelo Instituto Rede Jubileu Sul Brasil.
A função de Assistência Técnica a Grupos Produtivos é prestar serviços especializados para apoiar a implementação de iniciativas autogestionárias lideradas por mulheres, preferencialmente.
Espera-se que esse apoio técnico especializado contribua para uma execução eficiente e econômica das ações territoriais dos vários projetos, mediante uma ação articulada com as organizações parceiras, as comunidades acompanhadas e a equipe técnica dos projetos. Dessa forma, esse serviço favorecerá o alcance das mudanças pretendidas pela Rede Jubileu Sul Brasil.
São requisitos indispensáveis à função de Assistência Técnica a Grupos Produtivos :
- Formação em Ensino Médio e Técnico nas áreas de implementação de iniciativas autogestionárias;
- Experiência em agroecologia e segurança alimentar;
- Experiência em economia popular solidária e geração de renda.
- A rede Jubileu Sul Brasil prioriza políticas afirmativas e neste Edital, especialmente gênero feminino.
Serão contratados(as) 06 (seis) profissionais, a serem indicadas pelas organizações parceiras em cada território/cidade onde as ações estão sendo executados pelos diversos projetos executados da Rede Jubileu Sul Brasil e cada um(a) seguirá a dinâmica de um estado prioritário para a articulação das ações territoriais.
A indicação feita pelas organizações parceiras será submetida à apreciação e validação do Grupo Executivo da Ação Mulheres da rede Jubileu Sul Brasil.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES RELACIONADAS À CONTRATAÇÃO
As atividades a serem executadas pela Assistência técnica a grupos produtivos são as seguintes:
- Apoio técnico na implementação dos Quintais da Esperança (sisteminhas) – sistemas com viveiros de piscicultura, hortas, cozinhas comunitárias e/ou outras iniciativas de geração de renda autogestionárias;
- Acompanhamento dos Quintais da Esperança/Sisteminhas já implementados;
- Apoio em capacitação para famílias nos sistemas com viveiros de piscicultura, hortas e cozinhas comunitárias.
- Sistematização das experiências.