Qual o valor do seu trabalho?

Por Pastoral Operária Nacional

Quero trabalhar em paz / Não é muito o que lhe peço
Eu quero um trabalho honesto / Em vez de escravidão.
(Renato Russo)

10c1fbec1 maio site destaqueO subsídio de preparação para o 1º de maio – dia dos/as trabalhadores/as –  é uma ferramenta disponibilizada pela Pastoral Operária Nacional para dialogar sobre a realidade do trabalho em nossa sociedade. A crise econômica e política atual são igual a tantas outras em que a classe trabalhadora já viveu durante séculos. Que a luta e a resistência, alimentada pela fé em Jesus de Nazaré, nos fortaleça nessa caminhada rumo ao Reino que se constrói no caminho.

Qual o valor do seu trabalho? Essa é a pergunta que queremos dialogar com cada trabalhador/a. Diante das ameaças que estão expostas os trabalhadores, da concentração de riquezas nas mãos de poucos, da precarização do trabalho a cada dia, resta nos perguntar sobre o valor econômico e moral do trabalho. Isso nos faz perguntar: para onde estão indo os nossos direitos? Vemos o desmonte dos direitos trabalhistas entre outros no Congresso Nacional por políticos que visam a exploração do/a trabalhador/a em detrimento do capital financeiro.

Trabalhadores/as o futuro do trabalho a nós pertence! Por isso, há necessidade de defender o trabalho e a dignidade do/a trabalhador/a. como bem menciona o Papa Francisco: Queremos uma mudança nas nossas vidas, nos nossos bairros, no vilarejo, na nossa realidade mais próxima; mas uma mudança que toque também o mundo inteiro, porque hoje a interdependência global requer respostas globais para os problemas locais. A globalização da esperança, que nasce dos povos e cresce entre os pobres, deve substituir esta globalização da exclusão e da indiferença. (Papa Francisco).

Boa caminhada para todos e todas!

Com carinho, nosso abraço!

Pastoral Operária Nacional

A seguir

Ato e aula pública "De Eldorado dos Carajás a Mariana" acontece segunda, no Rio de Janeiro

Ato e aula pública "De Eldorado dos Carajás a Mariana" acontece segunda, no Rio de Janeiro